Em 2001 surgiu o Núcleo Mineiro de Obesidade, o NUOBES-MG, o qual inicialmente dispunha de um porão na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, para que seus membros pudessem ter atendimento com um mínimo de cidadania.
Uma equipe multi-disciplinar composta de psicóloga, endocrionologista, nutricionista, fisioterapeuta, comandados por uma cirurgiã davam o atendimento dentro dos limites possíveis.
Nos reuníamos toda quarta feira, estamos felizes esperando a tão sonhada cirurgia, a qual iria nos dar a vitória e nos proporcionar uma nova vida.
Fomos obrigados a fazer passeatas, dar entrevistas denunciando para a sociedade as condições precárias de atendimento, a falta de verbas e a necessidade de adoção de novas políticas públicas e aprovação das portarias, as quais propiciaram um novo impulso nos procedimentos cirúrgicos e o andamento das filas de espera.
Lutamos muito.